CONHECIMENTOS GERAIS - 02: A HOME STONE





Tal Goreanos. 

 Acredito eu, que nenhum assunto tenha mais relevância para os Goreanos do que aqueles que falam sobre a Home Stone.



 Seria quase impossível tentar definir o sentido de uma Home Stone, mas acredito que Norman deixou algumas pistas para decifrar um pouco desse sentimento mantido pela maioria dos Goreanos civilizados, digo civilizados, pois a instituição da Home Stone, esta intrinsicamente fundamentada nas Cidades-Estado de Gor (Aprendemos o que é uma Cidade-Estado na aula passada).

"Eu prefiro não tentar falar de Home Stones. Se você tem uma Home Stone, eu não preciso falar. Se você não tem uma Home Stone, como você poderia entender o que eu poderia dizer?"
(Fighting Slave of Gor)

 Por essa razão, não irei entrar em assuntos mais complexos, como a possível existência de uma Home Stone entre os povos bárbaros, como os Povos do Vagão, por exemplo. Como é algo que não fica claro nos livros, não entrarei nesse mérito, ok?

 Para se ter noção da importancia do conceito da instituição da Home Stone, esse foi o primeiro ensinamento que Tarl Cabot teve assim que chegou em Gor, e ele foi passado pelo pai dele, logo no primeiro dia.

Gor,” ele disse, “é o nome deste mundo. Em todas as línguas deste planeta, essa palavra significa Pedra Casa (Home Stone).”
Ele pausou, percebendo minha falta de compreensão. “Pedra Casa,” ele repetiu. “Simples assim.”
Em vilas de camponeses neste mundo,” ele continuou, “cada cabana foi originalmente construída sobre uma pedra plana a qual era colocada no centro da residência circular. Esta era esculpida com o símbolo da família e era chamada de Pedra Casa. Isso se tornou, por assim dizer, um símbolo de soberania, um símbolo territorial, e cada aldeão, em sua cabana, era um soberano.”
<Tarnsman de Gor- Livro 1>

 Na minha opinião, o conceito de Home Stone, começa com os próprios Reis-Sacerdotes e vou passa-la agora, mas quero deixar isso bem claro, é a minha opinião, a minha visão, não precisa tomar como verdade absoluta e convido-os, a pesquisarem e tirarem suas conclusões, também.

 Como podemos ver, o nome do próprio planeta Gor, em todos os idiomas, significa Pedra Casa (Home Stone). Isso traz uma alusão de que, o próprio planeta em si, é uma Home Stone, e ela pertence é claro, aos Reis-Sacerdotes. Esses por sua vez, são extremamente territoriais e defendem o planeta com toda a tecnologia que há a sua disposição, travando batalhas milenares, contra a invasão Kurii. Os Kurii são tecnologicamente mais avançados que os seres humanos, porém inferiores aos Reis-Sacerdotes, e se não fosse pela tecnologia dos Reis-Sacerdotes, a Terra ja teria sido tomada a muito tempo.

 Mas como a Terra e Gor compartilham da mesma orbita, pode-se entender que os Reis-Sacerdotes, encaram essa orbita, como sendo território deles por uma reinvindicação soberana, a Home Stone, ou, o próprio planeta Gor.

"Sim", disse Misk. "Nós estamos em guerra."
Eu me inclinei para trás.
"Mas tem sido assim por vinte mil anos," disse Misk.
"E nesse tempo vocês não sonseguiram levar a guerra a uma conclusão bem sucedida?" eu perguntei.
"Reis-Sacerdotes," disse Misk, "diferente dos humanos não são organismos agressivos. É suficiente para nós ter a segurança de nosso próprio território. Além disso, estes que você chama de Outros (Kurii), não tem mais seu próprio mundo. Ele morreu junto com o sol deles.
Eles vivem em um conjunto de Naves Mães, cada uma é quase um planeta artificial por si só. Enquanto essas naves permanecerem fora do quinto anel, aquele do planeta que os Terrestres chamam de Jupter, e os Goreanos de Hersius, depois do legendário herói de Ar, nós não lutaremos."
Eu concordei com a cabeça. Terra e Gor, eu sabia compartilhavam o terceiro anel.
<Assassino de Gor – Livro 5>

 Atente para isto, "...É suficiente para nós ter a segurança de nosso próprio território.", e agora para isto, "...Terra e Gor, eu sabia compartilhavam o terceiro anel."
Se podemos chegar mais perto de um conceito do significado de a uma Home Stone, esse conceito pode ser definido por uma simples palavra, SOBERANIA.

"Isso se tornou, por assim dizer, um símbolo de soberania, um símbolo territorial, e cada aldeão, em sua cabana, era um soberano.”
<Tarnsman de Gor>

 Existe uma lenda em Gor, que diz que a primeira Home Stone, é a da Gloriosa Cidade de Ar, e ela foi dada ao herói Hesius, o primeiro dentre muitos, pelos próprios Reis-Sacerdotes.

"Um relato popular diz que um herói antigo, Hesius, uma vez realizou grandes trabalhos para Priest-Kings, e lhe foi prometida uma recompensa maior que ouro e prata. Ele recebeu, no entanto, apenas um pedaço de rocha com um único caractere inscrito, a primeira letra em nome de sua aldeia natal. Ele reprovou os Reis-Sacerdotes com sua mesquinhez e o que ele considerava como uma quebra de fé. Foi-lhe dito, no entanto, que o que eles lhe deram realmente valia muito mais do que ouro e prata, que era uma 'Home Stone'. Ele retornou à sua aldeia natal, que estava dividida em guerras e conflitos. Ele contou a história e colocou a pedra no mercado.
"Se os Reis-Sacerdotes dizem que isso vale mais do que ouro e prata", disse um homem sábio, "deve ser verdade".
"Sim", disse o povo. "De quem é a Home Stone?" perguntou o povo, "sua ou nossa'?
"Nossa", respondeu Hesius.
Armas foram então postas de lado e a paz prometida. O nome da aldeia era 'Ar'. "
(Dançarino de Gor)

 Atentem que na lenda, os Reis-Sacerdotes não ensinaram o significado de uma Home Stone para o herói lendário, ao contrário, eles apenas passaram para ele. O herói por sua vez, passou para os outros. Ninguém perguntou o que significava aquilo, apenas entenderam que se foi algo cedido pelos Reis-Sacerdotes, deveria ser honrado e deveriam viver unidos, em prol dela. A guerra e os conflitos, cessaram na mítica aldeia de Ar, pelo simples fato de uma Home Stone, a primeira, ter sido estabelecida nela.
Então, podemos entender, um pouco de longe, por assim dizer, que a Home Stone significa a SOBERANIA reivindicada sobre aquelas terras onde a cidade foi construída.
Vamos distrinchar o significado de SOBERANIA?

► Significado de soberania:
DICIONÁRIO:
1. qualidade ou condição de soberano.
2.superioridade derivada de autoridade, domínio, poder.

 Pode-se então dizer, que o sentimento que o Goreano tem por sua Home Stone, é o mesmo que um cidadão terráqueo tem por um Rei bondoso, honrado e amado, porém, diferente dos Reis da Terra, uma Home Stone não pode ser corrompida, não pode ser enganada, não pode ser manipulada e é imortal, carregada de história, cultura, lendas e emoções profundas, é algo mítico e inquestionável. Ela é mais que um símbolo incorruptível de soberania, ela é a PRÓPRIA SOBERANIA DA CIDADE, e mesmo que os muros de uma Cidade sejam destruídos, se a Home Stone for salva, a Cidade vive. Sentimento este, desconhecido por um Terráqueo, quando ele olha para a bandeira de sua própria Nação.

"Talvez a diferença mais significativa entre o homem da Terra e o Goreano é que o Goreano tem uma Pedra da Casa e o homem da Terra não. É difícil deixar claro para um não-goreano o significado da Home Stone, pois o não-Goreano nunca teve uma Home Stone e, portanto, não pode entender seu significado, sua realidade. Acho que não tentarei exclarecer qual é o significado de uma Home Stone para um Goreano. Seria difícil colocar em palavras; na verdade, talvez seja impossível colocar em palavras; Eu não tentarei. Eu acho que esta é uma das coisas mais tristes sobre os homens da Terra, que eles não têm Home Stone."
<Slave Girl of Gor Book 11>

"Há um ditado sobre Gor, um ditado cuja origem é perdida no passado deste estranho planeta, que alguém que fala de Home Stones deveria permanecer de pé, pois questões de honra estão aqui envolvidas, e a honra é respeitada nos códigos bárbaros de Gor."
<Tarnsman of Gor Livro 1>

Alguns assuntos que devemos levar em consideração:
► Escravos não reivindicam uma Home Stone para si:
"Tendo sido escravizada, ela perdeu toda a reivindicação de sua antiga Home Stone."
<Exploradores de Gor – Livro 13>
Isso não quer dizer que escravos não entendam o significado de uma Home Stone, muito pelo contrário, entendem muito bem, apenas não lhes é dado a honra de jurar uma Home Stone, pelo fato de serem uma propriedade e que não respondem por sí.

►A mulher livre esta protegida ao jurar sua Home Stone em sua cidade, mas uma mulher de uma cidade inimiga, não se enquadra nessa condição:
Para tornar esse assunto mais claro, e para ser mais justo com os costumes de Gor, deve-se notar que, qualquer mulher com quem não se compartilha uma Home Stone, é entendido como sendo legal aos jogos do laço de captura.
(Kur of Gor Book 28)

►Se alguém esta carregando uma Home Stone em suas mãos, você deve demonstrar respeito e sair da frente da pessoa:
"Ele circulou-me amplamente. "Cuidado", ele disse, "eu carrego uma Home Stone". Eu parei e não fiz nenhum movimento com minha arma. Embora eu fosse da casta dos guerreiros e ele dos camponeses, e eu estivesse armado e ele não levasse nada além de uma ferramenta grosseira, eu não contestaria sua passagem. Não se discute levemente a passagem de alguém que carrega sua Home Stone.
<Nómadas de Gor>

►Uma cidade não pode ser destruida, se sua Home Stone ainda estiver intacta:
Eu olhei para o meu pai. "Eu sinto muito", eu disse, "que Ko-ro-ba foi destruído."
Meu pai riu. "Ko-ro-ba não foi destruído", disse ele.
Fiquei intrigado, pois eu mesmo havia olhado para o vale de Ko-ro-ba e visto que a cidade havia desaparecido.
"Aqui", disse meu pai, estendendo a mão para um saco de couro que ele usava no ombro, "é Ko-ro-ba", e desenhou a pequena e plana Casa Pedra da Cidade, na qual o costume goreano investe. ou seja, o significado, a realidade da própria cidade. "Ko-ro-ba não pode ser destruído", disse meu pai, "pois a Home Stone não morreu!"
Meu pai tirou a Pedra da Cidade antes de ser destruída. Por anos ele carregou por conta própria.
Peguei a pequena Pedra em minhas mãos e a beijei, pois era a Home Stone da cidade para a qual eu havia empenhado minha espada, onde tinha montado meu primeiro tarn, onde conheci meu pai depois de um intervalo de mais de vinte. anos, onde eu tinha encontrado novos amigos, e para o qual eu tinha tomado Talena, meu amor, a filha de Marlenus uma vez Companheiro.
"E aqui também está Ko-ro-ba", eu disse, apontando para o orgulhoso gigante, o Velho Tarl, e para o pequeno escriba de cabelos cor de areia, Torm.
"Sim", disse meu pai, "aqui também está Ko-ro-ba, não apenas nas partículas de sua Home Stone, mas no coração de seus homens". E nós quatro homens de Ko-ro-ba apertamos as mãos.
<Reis-Sacerdotes de Gor – Livro 3>

►Uma cidade sem uma Home Stone, não é amada:
"E quanto a Port Kar?" Eu perguntei.
"Ela não tem Home Stone", disse um dos homens.
Eu sorri. Era verdade. Port Kar, de todas as cidades de Gor, foi a única que não tinha Stone Home. Eu não sabia se os homens não a amavam porque ela não possuía Home Stone, ou que ela não possuía Home Stone porque os homens não a amavam.
(Raiders of Gor)
Neste mesmo Livro, a cidade de Port Kar foi atacada pela frota unida de Cos e Tyros, que juntas, constituiam cerca de quatro mil navios tarns, os navios de guerra de Gor. Tarl Cabot, então Bosk de Port Kar, pegou uma pedra, cravou as iniciais de Port Kar nela e os cidadãos que estavam abandonando a cidade por conta das frotas unificadas de Cos e Tyros, empunharam suas espadas, subiram em seus navios e lutaram em defesa de sua Home Stone, mostrando que o amor por uma cidade, pode então nascer junto com sua Home Stone.

► O Juramento:
"Estou surpreso de ouvir tais sentimentos", eu disse, "daqueles que devem ter segurado e beijado a Home Stone de Ar". Essa foi uma referência à cerimônia de cidadania que, seguindo o juramento de lealdade à cidade, envolve um toque real da Pedra da Casa da cidade. Esta pode ser a única vez na vida de um cidadão da cidade que eles realmente tocam a Home Stone. Em Ar, como em muitas cidades Goreanas, a cidadania é confirmada em uma cerimônia desse tipo. O não cumprimento dessa cerimônia, ao atingir a maioria intelectual, pode ser uma causa de expulsão da cidade. A lógica parece ser que a comunidade tem o direito de esperar lealdade de seus membros.
(Vagabundos de Gor)
"Você vai manter o Código do Guerreiro? “Meu pai perguntou”. "Sim" Eu respondi "Vou manter o código”. "Qual a sua Home Stone?" Percebendo o que se queria, eu respondi "Minha Home Stone é a Home Stone de Ko-ro-ba" "É a essa cidade que você promete sua vida, sua honra e sua espada?" "Sim" "Então," Disse meu pai, colocando as mãos solenemente sobre os meus ombros. "em virtude da minha autoridade como administrador desta cidade e na presença do Conselho de Altas Castas, eu declaro que você é um Guerreiro de Ko-ro-ba."
<Tarnsman of Gor>

► Roubar uma Home Stone:
Qualquer investida sobre a Home Stone seria vista pelos moradores da cidade como um dos mais hediondos sacrilégios e punida com as mais dolorosas das mortes, mas paradoxalmente, também seria uma das maiores glórias, furtar a Home Stone a de outra cidade e, o guerreiro que realizasse tal proeza seria aclamado e concedido às mais altas honras de sua cidade, e acreditariam que ele era assim favorecido pelos próprios Sacerdotes-Reis.
(Tarnsman de Gor – Livro 01)

► A Home Stone pode ser de diferentes formas e tamanho:
“Tais pedras,” disse meu pai, “são variadas, de diferentes cores, formas, e tamanhos, e muitas delas são intrinsecamente esculpidas. Algumas das maiores cidades tem pequenas, quase insignificantes Pedras Casa, mas de inacreditável antiguidade, datando de volta ao tempo de quando a cidade era uma vila ou somente um amontoado de guerreiros orgulhosos sem moradia permanente.”
(Tarnsman de Gor)

► A hierarquia da Home Stone:
“Onde um homem posiciona sua Pedra Casa, ele clama, pela lei, aquela terra para si mesmo. Boa terra é protegida somente pelas espadas dos mais fortes proprietários das redondezas.” “Espadas?” perguntei. “Sim,” disse meu pai, como se não houvesse nada de inacreditável em sua admissão. Ele sorriu. “Você tem muito a aprender sobre Gor,” ele disse. “Além disso, tem a hierarquia das Pedras Casa, pode-se dizer, que dois soldados que se cortam mutuamente com suas lâminas de aço por um acre de solo fértil irão lutar, lado a lado, até a morte, pela Pedra Casa de sua vila ou da cidade dentro da qual o âmbito de sua vila reside.”
(Tarnsman de Gor)


 Como podemos observar, o conceito de Home Stone é amplo, e ainda sim, complicado de se explicar, justamente por não ter-mos essa cultura em nosso planeta.
Mas gostaria de terminar dizendo algo que muito me incomoda, pra ser sincero, é mais um desabafo pessoal do que uma opinião.

A Home Stone representa a alma das Cidades-Estado Goreanas e talvez, o pouco conhecimento, ou falta de interesse nesse assunto, torna as Cidades Goreanas no Second Life, tão frágeis, tão sensíveis, tão passageiras. A falta de compromisso com a Home Stone das cidades, torna a maioria dos membros das Lands Goreanas, um ser volátil, cujos os interesses pessoais os conduzem para qualquer canto, sem compromisso algum, como folhas levadas ao vento.

 Muitos se dizem Goreanos até a alma, mas não respeitam o sentimento mais básico e mais importante de Gor, o sentimento de devoção á Home Stone. Isso vale tanto para os donos de Ilhas, quanto para os membros.
Se você ja está em uma cidade goreana no SL, honre a Home Stone de sua Cidade, mostre que você é um goreano começando pelo mais básico e primitivo dos sentimentos Goreanos. Usar roupas, ter uma kajira e ficar postando citações, não te faz um Goreano, ao invés disso, deixe que teu comportamento fale por você.
Eu termino por aqui, na próxima postagem, falaremos sobre as castas de Gor, não percam.









Eu lhes desejo o bem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário