CONHECIMENTOS GERAIS - 03: SISTEMA DE CASTAS #01


Tal goreanos.

 Hoje iremos falar sobre um tema muito importante e intrínseco no dia-a-dia do cidadão goreano, àqueles das Cidades-Estado. Nós já falamos sobre as Cidades-Estado de Gor no post sobre os Povos de Gor, na aba Conhecimentos Gerais. Se você ainda não leu, sugiro que leia antes de dar continuidade a este tema das Castas. Link: Os Povos de Gor

 Para maior compreensão e para não ficar muito massante, eu dividirei o assunto sobre as 
Castas em duas partes:
#01 - Entendendo o Sistema de Castas
#02 - A divisão do Sistema de Castas

 Então, sem mais delongas, vamos ao que interessa!


#01 - Entendendo o Sistema de Castas


 Um dos fatores que marcam um goreano civilizado, é o sistema de castas. As sociedades que não possuem uma Home Stone e não se enquadram em um Sistema de Castas, é considerada bárbara, aos olhos dos cidadãos de uma Cidade-Estado.

 Existem três categorias que não se enquadram no sistema. 
- Reis-Sacedotes: Estes são tidos como as divindades de Gor, os deuses de Gor. Por essa razão, estão acima das castas.

- Fora da lei: Esses são os marginais, não há relação social entre um cidadão da uma cidade e um fora da lei, que perdeu o direito de declarar sua Home Stone e de exercer sua profissão, por questões delituosas como, crimes, corrupção, tentativa de burlar o sistema de castas, deserção, profanar a Home Stone da cidade, prejudicar de forma intencional uma mulher livre da cidade, etc... eles são como os Párias, no sistema de casta da Índia. Portanto, não pertencem à casta alguma.

- Escravos: Os escravos são propriedades, eles não possuem nada, nem mesmo direitos. E quando escravizados, eles perdem seu lugar no sistema de castas.
 Existe alguma semelhança entre o sistema de castas da Índia com o de Gor?  
A resposta é sim, há. Contudo, o sistema de Castas de Gor de longe é tão rigoroso e ritualístico quanto o da Índia. Enquanto que o sistema de casta da Índia é baseado em questões religiosas, no caso com base no Hinduísmo, em Gor, é baseado em questões culturais e filosóficas, e o Sistema de Castas de Gor, não é engessado e inflexível como no da Índia. Caso algum goreano tenha aptidão para mudar de casta e for aceito pelo conselho da mesma, ele poderá mudar, isso jamais aconteceria no rigoroso e inflexível Sistema de Castas indiano. No entanto, ambas servem para deixar bem claro, qual é o lugar de cada um na sociedade.
"A estrutura das classes," disse meu pai pacientemente, com a sombra de um sorriso em seu rosto, é relativamente imóvel mas não congelada, e depende mais do nascimento. Por exemplo, se uma criança em sua instrução mostra que pode se elevar de casta, conforme sua expressão, ele está autorizado a fazê-lo. Mas de maneira similar, se a criança não mostra a aptidão necessária para a sua casta, disse ele, seja a de um médico ou um guerreiro, ele é rebaixado na casta."
(Tarnsman de Gor – Livro 01)



 Provavelmente, existem apenas três fatores semelhantes entre esses sistemas, com algumas ressalvas:
1° Status: ambos servem para estabelecer o lugar de cada um na sociedade.
2° Conhecimento e cultura: exclusão com base em noções culturais. As camadas mais baixas não tem acesso à informação no mesmo nível que as camadas mais altas.
3° Hereditariedade: transmissão hereditária de um estilo de vida por meio de um ofício (profissão).
AGORA VAMOS DISTRINCHAR AS DIFERENÇAS ENTRE ESSES SISTEMAS

STATUS:

 Dentre esses três fatores, este provavelmente é o mais semelhante. A sua casta, realmente indica seu status social em Gor.

CONHECIMENTO E CULTURA:

"Casta Alta?" eu inquiri. "Sim, é claro, foi sua resposta. "De fato, no Primeiro Conhecimento, há uma historia que se conta aos jovens em suas creches públicas, que se um homem de casta inferior viesse a governar uma cidade, a cidade viria a ruir”.
(Tarnsman de Gor – Livro 01)

 Em Gor, aos membros das castas baixas, são passadas uma espécie de conhecimento raso, por exemplo: a eles é ensinado que Gor é um grande disco achatado. A esse tipo de conhecimento, é dado o nome de "primeiro conhecimento". Dessa forma, os membros das altas castas, Iniciados, escribas, construtores, médicos e guerreiros, ficam com o "segundo conhecimento", onde lhes é passada informações mais precisas sobre astronomia, geografia e política. Dessa forma, fica mais fácil manter o controle social. Mas ainda sim, isso não significa que os membros das castas baixas sejam burros, pelo contrário, costumam ser excelentes profissionais e pessoas orgulhosas de seus ofícios, e dificilmente buscam mudar de casta.

 Na Índia, a segregação é algo que vai além da cultura, é uma questão de garantias de privilégios, para as pessoas das castas mais altas. Os sudras (servos), tem a obrigação de servir, mesmo que ele venha obter os conhecimentos e aptidões dos Xátrias ou Viaxias, ele estará preso à sua casta, por questões religiosas e de privilégios sociais. Em Gor, ao contrário, se algum membro de casta inferior, mostrar conhecimento ou aptidão, ele pode inclusive, ascender às Altas Castas, bastando para isso ser aprovado no da mesma.
Entenderam a diferença? 

HEREDITARIEDADE:

 Na Índia, a Casta é uma forma de classificação social hereditária, contudo, a hereditariedade se dá por meio de endogamia, ou seja, casamento entre parentes, e geralmente, dura uma vida toda.
Já em Gor, a união conhecida como Livre-Companheirismo, não acontece por razões de pureza de sangue para manter o status de uma família, mas sim, pelo menos na maioria das vezes, principalmente nas Altas Castas, por questões de interesses em particular entre ambas as casas envolvidas, por intermédio de um contrato chamado de livre-companheirismo, que precisa ser renovado de ano em ano para ter vigor, portanto, não é perene como na Índia, tampouco endogâmico. Não há questões de sangue envolvendo a união entre duas pessoas livres em Gor.

 Isso não quer dizer, que não haja uniões em Gor por razões particulares, envolvendo amor entre os livres envolvidos. Claro que há.

 E em se tratando de castas inferiores em Gor, parece não haver tanto interesse em jogo entre a união das casas, tornando a união algo mais particular, mas não quer dizer também, que não haja uma união por interesse entre as casas envolvidas.

 Há uma certa flexibilidade em questões de união em Gor, que dificilmente aconteceria na Índia.

 Outro fator que diferencia a hereditariedade do sistema de castas da Índia com o de Gor, é que em Gor, um indivíduo não precisa ser da mesma camada social para se unir ao outro. Por exemplo:

 Uma mulher da Casta dos Escribas, a segunda mais alta em Gor, pode entrar em um relacionamento de livre-companheirismo com um homem da Casta dos Guerreiros, a quinta mais alta. Outro fator interessante é que, em casos como este, em que uma mulher se une a um homem de casta inferior, ela não precisa aderir a casta de seu companheiro, podendo permanecer na sua, ou, aderir de bom grado, a casta de seu companheiro. Porém, em casos de livre-companheirismo, o homem sendo de uma casta inferior, não irá assumir a casta de sua companheira de casta superior, mesmo que ele queira. Para isso, ele precisa mostrar aptidão e ser aceito no conselho da casta em questão. 

 Agora vamos raciocinar.

 Nada melhor que se unir a uma companheira de casta superior para conseguir influência, aprender sob a ótica de sua companheira a profissão em que se almeja, e assim, poder pleitear sua ascensão. (Fica aí, uma boa dica para RP 😏)
Obs: Mulheres da Casta dos Guerreiros não lutam, ela não teria como ensinar essa profissão para seu companheiro de casta inferior, porém, por deter os conhecimentos burocráticos da casta, ela poderia ser de grande influência.

 Outro fator interessante, é em casos de companheiros com castas diferentes, o filho segue a profissão do pai, a menos que apresente aptidões para seguir a profissão da mãe.
Então, como podemos observar, a hereditariedade entre os dois sistemas de Castas, é bastante peculiar, com suas diferenças e características marcantes, que em muito, distanciam um sistema do outro.
_____________________________________________________________________

Bom agora que você entendeu as diferenças entre esses sistemas, vamos reforçar com algumas informações adicionais o que você já leu até aqui.

- É importante salientar que, todas as castas são regidas por seus códigos, e todas, até mesmo a casta dos camponeses, possuem um conselho de Casta. A quebra desses códigos, que nem sempre são seguidos á risca, pode resultar no banimento da mesma.
Uma das funções dos conselhos de castas, é dar apoio a algum membro da casta que tenha entrado em falência, ou esteja precisando de ajuda, esse apoio é solicitado pelo membro quando ele conclama “O Santuário da Casta.”
"Santuário da casta!" exclamou Portus, livrando-se dos guardas e cambaleando para a frente e caindo de joelhos diante do estrado de madeira em que estava a mesa de Cernus.
Cernus não olhou para cima de seu jogo.
"Santuário da casta!" gritou Portus.”
(Assassino de Gor – Livro 05)

- A maioria das castas adotam uma cor ou um conjunto de cores. Essas cores são usadas pelos membros para mostrar aos outros, a casta que ele pertence. Contudo, essas cores parecem ser mais evidentes nas castas mais importantes, algumas das castas baixas, não adotam esse sistema. 

- Muitas castas possuem sub-castas, por exemplo: a casta dos mercadores de escravos, parece ser uma sub-casta dos Mercadores. Embora alguns mercadores de escravos não consideram sua casta, uma sub-casta. Pois lidam com mercadoria humana. A casta dos cartógrafos também é uma sub-casta dos Escribas.

- Nem todo cidadão que não pertence a uma casta, é um fora da lei. Existem serviços que não se enquadram na exigência de hereditariedade para pratica-los, como jardinagem, serviços domésticos e pastoreio. Provavelmente, são serviços feitos por pessoas que ganharam sua liberdade, mas não conseguiram retornar para uma casta, ou filhos de foras da lei que conseguiram jurar uma Home Stone. Essas pessoas não estão enquadradas em um sistema de casta, mas mantém sua cidadania por intermédio da Home Stone.

- Existem outros ofícios também, que não se enquadram em um sistema de casta, mas que precisam de uma certa aptidão e conhecimento profissional para pratica-los:
Organizações: Muito comuns em regiões portuárias como Port Kar, Cos e Tyros, por exemplo. 
Alguns exemplos de organizações são: Carpinteiros, fabricantes de velas e roldanas, tecelões de cordas e fabricantes de rêmos.

- Existem alguns clãs também, porém, a maioria deles vivem fora das Cidade-Estado, como os curandeiros, torturadores, caçadores de sal, cantores, trabalhadores de couro, entre outros. A maioria deles estão descritos detalhadamente no livro 4 Nômades de Gor.

- Enquanto que o sistema de castas da Índia encontra-se em declínio, sendo proibido na maioria das cidades indianas e persistindo ainda que aos barrancos mais para o interior daquele País. Em Gor ele segue firme, o sistema de castas é aceito e celebrado, mostrando o completo abismo cultural entre ambos os sistemas. 
 Ao que tudo indica, Norman parece ter se inspirado na estrutura dos sistemas de castas da Índia, embora, em sua essência, na sua elaboração e na sua praticidade, sejam muito diferentes.

 Em meu ponto de vista, e agora quero deixar bem claro que é a minha visão pessoal acerca dos sistemas de Castas de Gor, eu acredito que tem mais a ver com a atual política mundial, onde o verdadeiro conhecimento e o controle das massas estão nas mãos dos poderosos, do que com o famigerado sistema de Castas da Índia.
 Podemos ver o “sistema” atuando na esfera religiosa, política, e midiática, onde lideres religiosos, grupos políticos, Gurus da humanidade, empresários, entre outros, controlam uma multidão de fiés, ou seguidores, arrecadando destes, votos, ou dinheiro, ou apoio partidário, ou ideológico e sustentando uma vida luxuosa e de privilégios, em detrimento à seus seguidores que em sua esmagadora maioria, carecem de muitos recursos.
Esses que usufruem do segundo conhecimento, parecem manter um controle das massas, com falsas promessas e palavras de impacto, que muitos, em suas simplicidades acabam tomando como verdade e parecem não se importar muito com os desvios de personalidade e moral daqueles que eles escolheram como baluartes da razão e da verdade, os Gurus de suas vidas. Gor é muito mais politizado do que você imagina.

Fontes de pesquisas para esta publicação:
The Gorean Cave: https://www.thegoreancave.com/index.php
Luther's Gorean Educational Scrolls: http://www.gor-now.net/delphius2002/id2.htm
Crônicas de Gor: http://cronicasdegor.wixsite.com/cronicas-de-gor/books

No próximo post, falaremos especificamente das castas, não percam.

Eu lhes desejo o bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário